-
11/09/2026
-
Por
Marina Correa
SETEMBRO AMARELO: ESPIRITISMO, SOFRIMENTO HUMANO E A RESPONSABILIDADE DE CUIDAR DA VIDA
Para a Doutrina Espírita, essa reflexão possui contornos próprios. A vida corporal integra um processo mais amplo de desenvolvimento do Espírito; a morte não representa o fim da existência; a reencarnação, a responsabilidade moral, o progresso e a misericórdia divina compõem uma visão na qual cada existência possui valor e finalidade. O suicídio, por isso, é tratado diretamente por Allan Kardec em O Livro dos Espíritos, O Evangelho segundo o Espiritismo e O Céu e o Inferno.
Falar sobre suicídio é, antes de tudo, falar sobre a vida e sobre as condições que possibilitam a alguém continuar vivendo quando a existência parece ter se tornado insuportável. Durante o setembro Amarelo, instituições de saúde, organizações sociais e comunidades religiosas ampliam a discussão sobre sofrimento psíquico, prevenção do suicídio, acolhimento e valorização da vida.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 720 mil pessoas morrem por suicídio anualmente no mundo. O fenômeno é compreendido como multifatorial, relacionado a fatores sociais, culturais, psicológicos, biológicos e ambientais. Esses dados mostram que a prevenção não pode ser reduzida a uma explicação única e convocam também as comunidades religiosas a refletirem sobre sua responsabilidade diante do sofrimento humano (World Health Organization, 2025).
Para a Doutrina Espírita, essa reflexão possui contornos próprios. A vida corporal integra um processo mais amplo de desenvolvimento do Espírito; a morte não representa o fim da existência; a reencarnação, a responsabilidade moral, o progresso e a misericórdia divina compõem uma visão na qual cada existência possui valor e finalidade. O suicídio, por isso, é tratado diretamente por Allan Kardec em O Livro dos Espíritos, O Evangelho segundo o Espiritismo e O Céu e o Inferno.
Ao aproximar essas obras das discussões atuais sobre saúde mental, não se pretende relativizar ou corrigir a Doutrina Espírita. Trata-se de reconhecer campos de conhecimento distintos. O Espiritismo oferece uma compreensão espiritual e moral da existência; a psicologia, a psiquiatria e a medicina oferecem recursos próprios para compreender e tratar diferentes formas de sofrimento. Quando o tema é prevenção do suicídio, esses campos podem dialogar em favor de um mesmo valor: a preservação da vida.
1. O “desgosto da vida” e a responsabilidade diante da existência
Uma das principais referências espíritas sobre o suicídio encontra-se em O Livro dos Espíritos. Na Parte Quarta, dedicada às “Esperanças e Consolações”, Allan Kardec reúne, nas questões 943 a 957, um conjunto de perguntas sob o título “Desgosto da vida. Suicídio”. A própria expressão escolhida é significativa: antes de indagar sobre as consequências do ato, Kardec pergunta pelas condições que podem levar alguém a perder o interesse pela própria existência. “De onde nasce o desgosto da vida, que, sem motivos plausíveis, se apodera de certos indivíduos?” (Kardec, 1857, q. 943).
A resposta menciona categorias características do horizonte moral do século XIX, como ociosidade, falta de fé e saciedade. Hoje sabemos também que o desejo de morrer pode estar associado a condições de saúde mental, traumas, perdas, violência, luto, isolamento, adoecimento crônico e outras formas de sofrimento. Reconhecer esses fatores não diminui a mensagem espírita sobre o valor da existência. Ao contrário, amplia as possibilidades concretas de cuidado daquele que sofre. A própria Codificação sugere prudência diante de análises simplificadoras. Na questão 944, ao perguntar se o suicídio é sempre voluntário, Kardec admite situações nas quais não existe plena consciência do ato. Mais adiante, ao tratar das consequências espirituais, a questão 957 afirma: “Muito diversas são as consequências do suicídio. Não há penas determinadas...” (KARDEC, 1857, q. 957).
Essa passagem é central porque impede uma compreensão uniforme. As consequências não são apresentadas como uma sentença automática e idêntica para todos. As circunstâncias, as causas e o estado de consciência possuem relevância. Se a própria Codificação reconhece essa diversidade, o leitor espírita é convidado à prudência diante de qualquer tentativa de definir, com segurança absoluta, a condição espiritual de uma pessoa específica.
Em O Céu e o Inferno, Kardec retoma o tema por meio de comunicações atribuídas a Espíritos em diferentes situações após a morte. Os relatos reforçam a responsabilidade do ser humano diante da vida e apresentam consequências relacionadas aos atos praticados. Entretanto, não conduzem à ideia de condenação eterna. Na concepção espírita, o Espírito continua sua trajetória, aprende, repara, recebe auxílio e encontra novas possibilidades de progresso. Mesmo o sofrimento espiritual aparece inserido em uma dinâmica de continuidade e reconstrução.
Essa perspectiva também ajuda a compreender o capítulo V de O Evangelho segundo o Espiritismo, “Bem-aventurados os aflitos”. A obra não nega a realidade da dor; procura situá-la em uma compreensão mais ampla da existência. Para o espírita, as aflições não encerram a história do indivíduo. Há continuidade, aprendizado e possibilidade de transformação. Contudo, a esperança espiritual não deve servir para diminuir a dor concreta de quem sofre. Consolar não é dizer simplesmente “suporte sua prova”; é também estar presente, acolher e ajudar.
2. Sofrimento, esperança e reconstrução na literatura espírita complementar
A literatura mediúnica posterior à Codificação ampliou consideravelmente o debate sobre sofrimento psíquico, morte voluntária e assistência espiritual. Essas obras não ocupam a mesma posição histórica e metodológica da Codificação, mas constituem referências importantes para muitos leitores e instituições espíritas, desde que estudadas em diálogo com Allan Kardec. Na produção atribuída a Joanna de Ângelis, psicografada por Divaldo Pereira Franco, obras como Plenitude e Amor, imbatível amor aproximam espiritualidade, reflexão psicológica e compreensão do mundo interior. Temas como insegurança, conflitos emocionais, vazio existencial, depressão e busca de sentido aparecem associados à complexidade da experiência humana. Essa perspectiva contribui para que o sofrimento psíquico não seja reduzido a um problema de “falta de fé”, mas reconhecido como realidade que pode exigir amparo, acompanhamento e tratamento.
Em No Mundo Maior, atribuído ao Espírito André Luiz e psicografado por Francisco Cândido Xavier, diferentes formas de sofrimento mental são apresentadas em narrativas de assistência. A dimensão espiritual ocupa lugar importante na obra, mas chama atenção também o esforço de socorro aos que se encontram perturbados. Nesse sentido, a leitura pode deslocar a pergunta “qual foi a culpa dessa pessoa?” para outra, mais próxima da caridade: “de que cuidado essa pessoa necessita?”.
Emmanuel, em O Consolador, também aborda o suicídio e apresenta advertências sobre a responsabilidade diante da existência corporal. Essas formulações fazem parte do estudo doutrinário e expressam a concepção espírita de continuidade da vida e consequências dos atos. Em contextos de prevenção, porém, é importante distinguir o estudo doutrinário da intervenção diante de alguém em crise. Uma pessoa que manifesta desejo de morrer não necessita, em primeiro lugar, de descrições sobre o que poderá acontecer depois da morte. Necessita ser protegida, escutada e conduzida a uma rede de apoio.
Memórias de um Suicida, psicografada por Yvonne A. Pereira e atribuída ao Espírito Camilo Cândido Botelho, tornou-se uma das obras mais conhecidas do movimento espírita brasileiro sobre o tema. Frequentemente lembrada por suas descrições do sofrimento espiritual posterior ao suicídio, a obra também contém outra dimensão que merece destaque: o socorro. Seus personagens são assistidos, educados e preparados para novas experiências. A narrativa, portanto, não se resume ao sofrimento; é também uma narrativa sobre misericórdia, aprendizado e reconstrução.
Essa dimensão é coerente com uma das ideias mais profundas do Espiritismo: nenhuma condição espiritual é definitiva. O progresso permanece possível. A Justiça Divina não exclui a misericórdia, e a responsabilidade não elimina o auxílio. Ao trazer essa literatura para o setembro Amarelo, talvez seja justamente esse equilíbrio entre responsabilidade e esperança que mais possa contribuir para uma reflexão verdadeiramente espírita.
3. Espiritualidade e saúde mental: campos distintos, cuidado compartilhado
A relação entre espiritualidade e saúde mental exige equilíbrio. Para quem encontra na Doutrina Espírita uma referência de vida, a oração, o passe, o Evangelho, a convivência na casa espírita e o atendimento fraterno podem oferecer esperança, sentido e pertencimento. Esses recursos possuem valor próprio dentro da experiência religiosa. Ao mesmo tempo, determinados sofrimentos exigem recursos especializados. Uma pessoa pode orar e fazer psicoterapia; frequentar uma casa espírita e realizar acompanhamento psiquiátrico; receber um passe e utilizar medicação prescrita por profissional qualificado. Não há necessidade de estabelecer uma oposição entre fé e tratamento.
Também é importante evitar interpretações automáticas. Nem todo sofrimento psíquico deve ser atribuído à obsessão, assim como a depressão não pode ser entendida simplesmente como ausência de fé. A própria visão espírita do ser humano é complexa: corpo, mente, relações sociais e dimensão espiritual participam da experiência encarnada. Se o ser é compreendido de maneira integral, o cuidado também pode ser integral.
Em situações de risco de suicídio, a prioridade é proteger a vida. A escuta deve ser acolhedora, e a pessoa precisa ser orientada a buscar ajuda profissional. A assistência espiritual pode acompanhá-la, fortalecê-la e ajudá-la a reencontrar esperança, mas não deve retardar o acesso ao atendimento necessário. Essa postura não enfraquece a Doutrina; é uma aplicação concreta de seu princípio de caridade.
Talvez seja necessário lembrar, sobretudo, que prevenção não combina com julgamento. Quando alguém atravessa uma dor intensa, frases como “você precisa ter mais fé”, “isso é falta de oração” ou “isso é apenas obsessão” podem aumentar o isolamento. A caridade começa quando a pessoa percebe que sua dor foi reconhecida e que não precisará atravessá-la sozinha.
4. O centro espírita como espaço de acolhimento e esperança
O setembro Amarelo também oferece às instituições espíritas uma oportunidade de refletir sobre suas práticas. Como receber alguém que diz ter perdido a vontade de viver? O que fazer quando uma pessoa procura o atendimento fraterno em intenso sofrimento emocional? Essas perguntas não transformam o centro espírita em serviço de saúde, mas ajudam a definir de maneira responsável seu lugar em uma rede de cuidado. O centro espírita não é clínica, e seus trabalhadores não substituem psicólogos, psiquiatras ou médicos. Isso, contudo, não reduz sua importância. Uma casa espírita pode oferecer algo que muitas vezes falta a quem sofre: vínculo, escuta, convivência, sentido de pertencimento, esperança e uma comunidade disposta a permanecer próxima.
Nesse contexto, a escuta pode ser compreendida como uma forma contemporânea de caridade. Escutar não significa possuir todas as respostas. Significa reconhecer a dor do outro, evitar julgamentos precipitados e ajudá-lo a encontrar recursos para atravessar a crise. Há momentos em que uma conversa fraterna é importante; há outros em que o gesto mais responsável é acompanhar a pessoa até um serviço de saúde ou mobilizar familiares e pessoas de confiança.
As instituições espíritas também podem conhecer os serviços de saúde mental de sua região, preparar trabalhadores para reconhecer sinais de risco e estabelecer orientações para encaminhamentos. Isso não significa medicalizar a atividade religiosa. Significa construir pontes e compreender que a proteção da vida é uma tarefa compartilhada.
Outro cuidado necessário diz respeito às famílias enlutadas pelo suicídio. Muitas carregam culpa, perguntas e sofrimento prolongado. Nesses casos, afirmações categóricas sobre a condição espiritual do ente querido podem aumentar a dor. A própria questão 957 de O Livro dos Espíritos recomenda cautela ao afirmar que as consequências são diversas. O acolhimento fraterno pode, portanto, apoiar-se na oração, na esperança, na solidariedade e na confiança na misericórdia divina.
A mensagem espírita pode oferecer um horizonte particularmente importante para essas famílias: a morte não destrói os vínculos do afeto e não encerra a trajetória do Espírito. A vida continua, o progresso continua e o auxílio espiritual continua possível. Essa esperança, quando apresentada com delicadeza, pode consolar sem transformar o luto em julgamento.
A Doutrina Espírita oferece fundamentos consistentes para uma reflexão sobre o setembro Amarelo. A imortalidade da alma, a reencarnação, a responsabilidade moral, o progresso, a justiça e a misericórdia divina conferem à vida um significado que ultrapassa os limites da existência corporal. O suicídio, nesse horizonte, não é tratado com indiferença: a vida possui valor, e o ser humano é chamado a preservá-la.
Ao mesmo tempo, a própria Codificação convida a considerar circunstâncias, consciência e individualidade. A questão 957 de O Livro dos Espíritos, ao afirmar que as consequências são diversas, impede julgamentos simplistas e nos lembra que somente Deus conhece integralmente a história de cada consciência.
As obras complementares reforçam essa compreensão por caminhos distintos. Joanna de Ângelis destaca a complexidade do mundo emocional; André Luiz apresenta o socorro aos que sofrem; Emmanuel recorda a responsabilidade diante da existência; e Memórias de um Suicida mostra que, mesmo após experiências dolorosas, permanecem possíveis o auxílio, a educação e a reconstrução.
Talvez esteja aí uma contribuição especialmente fecunda do Espiritismo para o setembro Amarelo: unir responsabilidade e misericórdia, convicção e acolhimento, espiritualidade e cuidado concreto. A Doutrina afirma que a vida continua, mas essa afirmação pode ganhar uma expressão imediata na vida cotidiana: ajudar alguém a continuar. Isso significa escutar sem condenar, oferecer esperança sem negar a dor, reconhecer quando o auxílio profissional é necessário e fazer da caridade uma presença efetiva. Diante daquele que perdeu momentaneamente a esperança, talvez a mensagem mais coerente com o espírito do Evangelho seja simples: “Eu estou aqui. Sua dor importa. Vamos buscar ajuda juntos.”
A vida não se reduz ao instante da dor. Mesmo quando tudo parece fechado, mesmo quando o sofrimento impede a visão de qualquer saída, a existência conserva possibilidades que, naquele momento, talvez ainda não possam ser percebidas. A Doutrina Espírita nos fala de continuidade, progresso, aprendizado e esperança; mas essa esperança precisa também se traduzir em presença concreta, em mãos que acolhem, em escuta que não julga e em coragem para buscar ajuda.
Permanecer vivo não significa negar a dor, mas permitir que ela não tenha a última palavra. Há caminhos que ainda não foram encontrados, encontros que ainda não aconteceram, afetos que ainda podem ser reconstruídos e sentidos que podem nascer onde hoje existe apenas vazio. Por isso, se a vida parecer pesada demais, que ninguém a carregue sozinho. Que a fé, a ciência, a amizade, a família e a comunidade possam se tornar pontes até um novo amanhecer. Porque enquanto há vida, há possibilidade de transformação; e, para o Espiritismo, toda possibilidade de transformação é também uma forma de esperança.
Referências
FRANCO, Divaldo Pereira. Amor, imbatível amor. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. Salvador: LEAL.
FRANCO, Divaldo Pereira. Plenitude. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. Salvador: LEAL.
KARDEC, Allan. O Céu e o Inferno, ou a Justiça Divina segundo o Espiritismo. Brasília: Federação Espírita Brasileira.
KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. Brasília: Federação Espírita Brasileira.
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Parte quarta: Das esperanças e consolações. Cap. I: Das penas e gozos terrestres. Questões 943-957. Brasília: Federação Espírita Brasileira.
PEREIRA, Yvonne A. Memórias de um Suicida. Pelo Espírito Camilo Cândido Botelho. Brasília: Federação Espírita Brasileira.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Suicide. Geneva: WHO, 2025.
XAVIER, Francisco Cândido. No Mundo Maior. Pelo Espírito André Luiz. Brasília: Federação Espírita Brasileira.
XAVIER, Francisco Cândido. O Consolador. Pelo Espírito Emmanuel. Brasília: Federação Espírita Brasileira.